quinta-feira, 8 de abril de 2010

Irritante esclarecimento - Faculdade de Moda


Sabe aquelas pessoas que chegam dizendo '' Faculdade de moda é pra virar costureira'' ou ainda '' Vai trabalhar em lojas no shopping?'', tenho certeza que acabam com a paciência de qualquer um em estado sóbrio.
Então, para leigos, aliterários e alienados da sociedade efêmera, transitória e passageira, explicarei um pouquinho do que venho aprendendo e me maravilhando na primeira fase deste curso:




As matérias
Teoria da Moda - Estilistas e personalidades de prestígio. Estudo daqueles que ditam ou ditaram moda em suas devidas épocas;
História da Moda - Pré-História, Antiguidade, Idade média, Idade Moderna, Idade Contemporânea. O presente em busca do passado, o passado tornando-se o futuro presente. Aprendizado do surgimento da moda e suas fases.
Desenho - Representações, sombras, cores e volumes, a base do trabalho de um profissional.
Tecnologia têxtil - Fibras, tecidos e fios. O início de uma confecção, desde sua origem até o tecido pronto para a costura.
Criatividade - Reunião de todas as matérias e produção de projetos que revelem características inovadoras.

Minha visão
''Abre seus olhos'', afirmo e com muita veemência. Sem dúvidas é o fim da monotonia. Um horizonte com infinitas ramificações e caminhos a serem escolhidos, definitivamente, empolgante.
No início achei que não poderia adequar meus gostos aos trabalhos, mas depois vi que, tudo é uma questão de se sobressair. Se você deseja um certo assunto, basta procurar introduzi-lo no tema imposto dando razão e coerência, e claro sempre defendendo seu ponto de vista e explicando-o, esforço e dedicação resolvem tudo.

O curso
Agitado, uma corrida contra o tempo. ''Mãos à obra!''
Apesar do tecnológico ser apenas dois anos e meio, tenho certeza que é tão gratificante quanto um bacharelado e uma licenciatura, afinal, os aprendizados que levamos são para a vida toda, simplesmente deslumbrantes e não se baseiam apenas em passarelas, modelos e marcas, mas também, na importância da moda na vida: cotidiana, ambiental, relações com a saúde, informacional, digital, musical, entre inúmeros outros ramos.
Por exemplo, nesse exato momento, toda a roupa que você esta usando faz parte de um discurso de moda, seja ela de grife ou não. Agora, olhe seu celular, quanto tempo ele dura com você? (Se durar mais de 2 anos parabéns, você esta contribuindo com o bem do meio ambiente), se analisarmos tudo gira em torno do novo, o velho é desqualificado e o novo é objeto de desejo.
Assim, é em isso e muitos outros assuntos que a faculdade de moda visa explorar, fazendo-nos enxergar além do consumismo e das grifes, entender a essência e a base da sociedade capitalista.




0 comentários:

Postar um comentário