quinta-feira, 8 de abril de 2010

Visual Kei


Uma vertente de impacto, o Visual kei, como o próprio nome diz é o ''formato visual'', um estilo de personificação e demonstração de expressão.

(na imagem, the GazettE)




Conceito
Visual Kei é um tipo de música pop-rock/rock/metal japonesa em que os músicos dão forte ênfase na aparência visual ostentosa, vestindo-se de trajes bem trabalhados e muitos acessórios. Qualquer coisa de uma pitada de glamour à um exagero de personificação feminina pode ser chamado de Visual Kei. Os artistas de bandas desse estilo afirmam que precisam se enfeitar para encenar sua música, as bandas “Visual Kei” estão transformando-se na força motriz da música japonesa e no cenário da moda contemporânea oriental.

História
Logo no ínicio dos anos 70, uma porção de celebridades do rock, do sexo masculino no Japão, exploraram novas formas de expressão visual, adotando a moda, estilo, adornos e até mesmo, movimentos do sexo oposto.
Depois de 1982, quando a banda “X Japan” (formado em 1982 por Yoshiki Hayashi, compositor, baterista e pianista, e Toshimitsu Deyama, vocalista, debutaram como X em alguns álbuns de compilação de heavy metal em 1985 e 1987) estourou no cenário do rock japonês com um visual novo, completamente diferente de todo o habitual – e também completamente inspirado nos movimentos que surgiam nos Estados Unidos e em Londres, dentro do “mercado do rock”, do Glam e do movimento punk – o conhecido Visual Kei começou a aparecer. Na verdade, esse estilo não pode ser definido apenas como moda ou como música. É dito que atuam como se fossem dois irmãos da mesma mãe caminhando um ao lado do outro, se enfatizando e afirmando seus ideais. "O visual ajudando a chamar atenção para as músicas, e as músicas ajudando a definir o que é o visual".

Aqui e em quase todo lugar, costumamos dizer que japonês “é tudo igual” ou tem “a mesma cara”. Grande engano. Cansados dessa fama, os jovens nipônicos estão fazendo de tudo para ser diferente. São tão ousados que, para nós parecem até recém saídos de uma baile à fantasia, onde quanto mais diferente e exótico, melhor.

(na imagem, Alice Nine)


Figurino

Os ídolos da tribo Visual Kei são principalmente cantores e grupos musicais que costumam se produzir com esse figurino pra lá de excêtricos e com uma “supermaquiagem” estilo fantasmagórica. A produção visual dos adolescentes beira o inconcebível – em comum, a variedade de acessórios e complementos como: Xadrezes, listras, sobreposições de peças, exageradas estampas, piercings, lentes de contato das mais diferentes cores, botas e plataformas, cabelos tingidos, bolsas personalizadas e kimonos alterados, tudo isso combinados de uma forma não necessariamente harmônica, mas certamente com uma beleza e exuberância exótica e cativante, motivo pelo qual hoje em dia, esse estilo é considerado um dos mais marcantes e mais famosos do Japão A ordem é dar vazão a todas as fantasias. Tudo no jeito de vestir dos adolescentes que circulam por lá não é desconhecido pra gente. Diferente é a atitude deles. A idéia é simplesmente: curtir o figurino.

(na imagem, Antic cafe)


Com o passar dos anos, mais e mais bandas começaram a surgir. Olhando apenas para o aspecto da moda, as roupas começaram a se tornar ainda mais extravagantes e diferentes, e o que era, a princípio e de certa forma, uma “cópia” do estilo ocidental de se vestir, começou a ter uma identidade. Quanto mais pessoas aderiam esse novo visual, mais toques pessoais eram criados e mais únicas se tornavam as pessoas nas ruas do Japão. A influência vinha de todos os lados: Do punk, do gótico, do vitoriano, do Glam, e misturados com elementos da própria cultura japonesa, dando uma liberdade de usarem isso da maneira como realmente queriam, com o adendo muito valorizado dentro desse cenário, que é a androginia.

(na imagem, Versailles)



Fontes:
http://www.harajukulovers.com.br/ (um dos melhores sites sobre moda Harajuku, cheio de atualizações recentes)
http://sakecomsal.com.br/visual-kei.html (matéria antiga, mas muito informativa)




0 comentários:

Postar um comentário