domingo, 20 de junho de 2010

Opinião Literária - Senhores de castelo e Rangers


Em um momento de divertimento, resolvi vir falar um pouco sobre duas séries de livros infanto-juvenis que me interessam muito.
Senhores de castelo, de G. Brasman e G. Norris (ficção brasileira) e Rangers: ordem dos arqueiros ( the ranger's apprentice), de John Flanagan.

O primeiro que citei acima, ainda encontro-me lendo o seu primeiro volume da série, mas creio que já possa dissertar um pouco a respeito.

Lembro do dia em que comprei este livro, havia-o visto na livraria e achado um tanto intrigante sua sinopse, falando sobre magias, outros universos (multiversos) e um pistoleiro; de imediato pensei: ''ótimo, mais um tentando copiar Stephen King na sua obra-prima: A torre negra''. (Jamais pensei que me enganaria tanto a respeito de algo). Passou-se uma semana e acompanhada de um amigo comprei o livro, ainda na incerteza de estar ou não fazendo uma boa compra.
Bom, infelizmente não o li de imediato, passaram-se praticamente 3 meses até eu voltar a por as mãos nele e agora, não pretendo largar até terminar a coleção.

O livro trata-se sobre a história de dois amigos e senhores de castelo, que seria a denominação dada para importantes líderes abaixo de seus reis, de diversos universos. Contratados pelo Rei Kendal de Agas'B, estes dois senhores de castelo partem em busca da filha do rei que havia fugido em busca do último "artefato" (não darei spoilers). No meio disso, ocorrem inúmeros acontecimentos, revelações e pequenas aventuras, e sinceramente este livro me trouxe uma sensação nostálgica do tempo que jogava RPG (role playing game) com meus 3 melhores amigos.
Resumindo, é uma história de leitura fácil, rápida e empolgante. Se você não quer perder tempo pensando, desvendando mistérios, casos ou quebra-cabeças complicados, esta, é uma boa escolha. Recomendo-o à leitores que procuram por distração e algo simples, porém divertido e fantasioso.





A segunda dica do dia, também se trata de um livro de leitura fácil, dinâmica e rápida, ainda que, mais empolgante e melhor narrado que o dito acima.
Li os 4 livros já lançados no Brasil, há pouco mais de 5 meses atrás, e quase entrei em desespero ao saber que o quinto não chegaria tão cedo (ou talvez nem chegue ;\).

Rangers, é um livro que por mais que encontre-se na área infanto-juvenil eu recomendaria a um idoso, adulto, não importa a idade é incrível.
Bom, a história passa-se inicialmente num pequeno reino, mais precisamente uma ''ilha'' - se comparada ao resto do mapa -, lá um jovem garoto orfão, chamado Will, é escolhido pelo arqueiro Halt para ser seu aprendiz. Não quero dar muitos spoilers, mesmo que meus dedos implorem por isso, mas no decorrer da história, Will enfrenta inúmeras batalhas (as vezes contra si mesmo, ou em atitudes a serem tomadas - e há um foco muito bem posto no amadurecimento pelo que a vida e os mais velhos ensinam-) ao lado de seus amigos e sempre centrado nos ensinamentos de Halt.

Falando assim, parece uma história como qualquer outra, ou em outras palavras: "apenas mais uma", mas o modo como as palavras são postas, a emoção e o carisma do personagem principal são dignos de um bom escritor e cativantes.
Por mais que a história não tenha questões ou casos que te levem a pensar demais, ela consegue ser cheia de detalhes e sentimentos, e lembrando que, não é um punhado de palavras difícieis que compõe um bom livro e sim, o quanto o autor conseguiu expressar em palavras o que se encontrava em seus sonhos e pensamentos. E neste ponto, o livro não peca.


Encerro com estas duas dicas, e espero que apreciem.






0 comentários:

Postar um comentário